A MÚMIA (1932)
Após exploradores encontrarem uma múmia Egipciana, por pura curiosidade um deles acaba lendo um antigo pergaminho que a desperta de seu sono eterno. A múmia escapa e o único que a viu enlouquece; tal evento foi dado como mentira, até a mesma decidir retornar para ressuscitar sua amada.
O primeiro filme da Múmia nas telonas trata-se de um filme de Terror Gótico produzido em Hollywood pela Universal, Ou seja: Sem jumpscares, cenas pouco perturbadoras e bastante livre do terror psicológico do Expressionismo Alemão.
Viajar por esse filme pode não ser muito uma viagem de entretenimento e mais de curiosidade, já que os filmes de terror precisam constantemente se adaptar e evoluir, esse aqui pode ser considerado sem ritmo e insuportável para muitos espectadores contemporâneos. Sem contar que o Terror Gótico praticamente morreu em essência e substância, visto que os elementos do gênero já não aparecem mais.
Tentando olhar com os olhos da Época, o filme sabe criar tensão, tem planos da cinematográficos da múmia fechados que sufocam o espectador pelo suspense e a curiosidade, tem uma ótima ideia governante e uma boa construção de cenários.
A substancia que deveria sem criada no fator sobrenatural é o ponto fraco do filme, mas a construção poética do Egito pode ser considerada como a parte forte da substancia da trama, junto com a ideia de Imhotep, a múmia, evoluir tanto fisicamente quanto mentalmente e não ser a clássica múmia-zumbi. Ela pode se misturar e se parecer coma a gente!
Levando também em consideração que estamos falando de um filme de 1 hora e 10 minutos, esse é um fator que pesa para assistirmos o filme - Não é comprido e não será a uma hora perdida na sua vida.
ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=1i6xNScZRP4
Dados de Viagem:(Ano Estelar-46723.1)
Data de Lançamento: 22 de Dezembro de 1932.
Local: Karnak.(Filme Americano).
Guia de Viagem(Diretor): Karl Freund.
A MÚMIA (1959)
Após um grupo de exploradores profanarem uma tumba egípcia, ignorando os avisos dos locais, um dos exploradores que passou mais tempo na tumba enlouqueceu, dizendo que uma múmia ira matar todos os que profanaram A Tumba De Ananka.
Já podemos perceber que nas entrelinhas a premissa permanece a mesma, mas, com respeito a obra original, algumas boas mudanças aconteceram agora que a Hammer film entrou em cena,
Os filmes da Hammer, produtora britânica de filmes de terror, começaram excelentemente bem com seu talento em criar ótimas cenas de terror e suspense, mudando o estilo do gótico adicionando "gore" e erotismo.
Mas principalmente o poder de adaptação da obra original para o cinema é o que faz os primeiros filmes da Hammer vivos até hoje. Antes dela se rebaixar para tramas vazias preenchidas com sangue e sexo, os filmes iniciais contem um ótimo ritmo até hoje.
O primeiro Remake de A Múmia continua sendo um filme de terror, mas agora ele abre espaço para mais mistérios, fazendo o publico se perguntar: Quem é a múmia? O que ela quer? e Quem é o real vilão dessa trama?
O roteiro tem um bom ritmo o que torna o filme mais dinâmico e tem um tempo melhor, 20 minutos a mais do que o original.
O conflito amoroso some desse filme e a tal múmia acordada se assemelha muito mais a um zumbi haitiano do que ao estilo do filme original. Mais da trama serão Spoilers incriminadores, porém vai de você gostar desse tipo de monstro, se a resposta for não, nem assista ao filme.
Um ponto curioso desse filme é o pedaço em que o flashback para o Egito Antigo acontece. momento em que entendemos a trama, o filme praticamente permanece lá um ato inteiro.
Mesmo sendo muito interessante e muito bem construído, a uma quebra no ritmo, pois quando ele retorna ao presente eu me senti um tanto perdido com o que estava acontecendo. Mas correndo o risco de transformar esse pedaço em um prologo que estragaria toda a essência de terror, criar esse pedaço não foi uma decisão ruim e criou uma identidade.
A Múmia da Hammer film, tem mais charme, ritmo, substancia e identidade do que o original. Me arrisco a dizer que hoje em dia um fã de terror terá grandes chances de se divertir com esse filme, mesmo ele não sendo mais assustador.
ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=nTnkLTRR6v8
Dados de Viagem:(Ano Estelar-46723.2)
Data de Lançamento: 22 de Setembro de 1959.
Local: Tumba de Ananka.(Filme Britânico).
Guia de Viagem(Diretor): Terence Fisher.
A MÚMIA (1999)
Quando uma bibliotecária e seu irmão decidem contratar um prisioneiro, que lutou em guerras, para leva-los a lendária cidade de Hamunaptra, eles acidentalmente acabam despertando uma múmia amaldiçoada que traz consigo as 7 pragas do Egito.
Agora a múmia se desprendeu do gênero terror e migrou para um filme de aventura com elementos de expedição, historia, lendas e magia.
Uma curiosidade engraçada em relação a esse filme é que a ideia principal era ser um filme de terror, pouco depois ela foi abandadona, transformando A Múmia no filme que conhecemos.
O filme já abre com um prólogo de teor "histórico" que visa desprender a ideia de um filme de terror e principalmente nos trazer a emoção da aventura escapista - Tudo será explicado agora para depois apenas se acomodar e se divertir.
O roteiro sabe muto bem como criar um bom clima de aventura, sem ser autoexplicativo e até mesmo foge de alguns clichês, nos brindando com um excelente primeiro ato.
A direção de Sommers soube como captar o bom clima de aventura, junto com a ótima fotografia e a computação gráfica que horas preenche as cenas excelentemente, mas em alguns momentos se torna abusiva demais.
Os reais problemas aparecem a partir do segundo ato onde o roteiro começa a ficar mecânico demais, parece que ele começa a seguir a risca todas as normas clássicas da escrita e isso tira muito a emoção.
Outro fator negativo é que mesmo o primeiro ato ter um alivio cômico esperado e que não atrapalha, a partir do segundo o filme parece que muda de tom, e vira um filme familiar cheio de "bobeiras" ao estilo Piratas do Caribe e O Cavaleiro Solitário. Esse tipo de filme é ruim? Não! mas não construa uma logica para depois quebra-lá.
O terceiro Remake da múmia funciona dependendo da sua idade e tolerância para aguentar um filme mais "bobinho". Mesmo os dois últimos atos terem me decepcionado um pouco, eu consigo gostar e me divertir com esse filme, através dos protagonistas cativantes e do bom clima egípcio que eu sou fã.
ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=h3ptPtxWJRs
Dados de Viagem:(Ano Estelar-46723.3)
Data de Lançamento: 3 de Julho de 1999.
Local: Hamunaptra (Filme Americano).
Guia de Viagem(Diretor): Stephen Sommers.
"O que vocês estão esperando do novo filme da Múmia? Difícil não pensar que será ruim, mas sempre gosto de quebrar a cara assistindo filmes."
Data de Lançamento: 3 de Julho de 1999.
Local: Hamunaptra (Filme Americano).
Guia de Viagem(Diretor): Stephen Sommers.
O Viajante 0, Matheus Amaral |
"O que vocês estão esperando do novo filme da Múmia? Difícil não pensar que será ruim, mas sempre gosto de quebrar a cara assistindo filmes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário