terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Crítica | Encurralado (1971)


Um dos primeiros trabalhos do diretor Steven Spielberg foi o longa metragem Encurralado, que mistura elementos de suspense e terror em um dos melhores Road Movies já feitos.

David Mann está em uma longa viagem na estrada para uma entrevista de emprego. Tudo está aparentemente bem até um estranho caminhão começar a persegui-lo, sem nenhum motivo aparente, para tentar assassiná-lo. O problema é: Ninguém, nem mesmo David consegue acreditar no que está acontecendo.

Encurralado pode apenas parecer um simples filme envolvendo uma perseguição que traz um bom valor de entretenimento. E de fato ele é; mas, por trás de um ótimo trabalho de roteiro estão excelentes conceitos sobre O que é o mau? Ou O que é o monstro?

A viagem comum de David Mann é surpreendida por um ser irracional que almeja a sua destruição, e esse mau se apresenta na forma de um caminhão. Os takes do caminhão poeticamente nos mostram como esse monstro se locomove, como ele se cansa, como ele ruge e como ele sangra.


E o principal trunfo do filme é o mistério que envolve o que realmente está acontecendo e quem ou o que é o autor de atos tão maldosos. - Como será o MONSTRO que está dirigindo o caminhão? Que tipo de doença ou aparência ele teria? Estás são perguntas que indiretamente são muito bem respondias no filme.

Na serie de TV Narcos, o personagem de Boyd Holbrook disse no Último episodio da segunda temporada: "Você fica anos imaginando como o diabo é, e quando finalmente o encontra é decepcionante.” A caçada terminou, Pablo Escobar está morto!

 A sugestão de Horror é o verdadeiro Horror, quando pressentimos perigo nossa mente começa a listar todo os tipos de coisas horríveis que podem acontecer no intuito de encontrar uma solução. Essa é uma das rasões para os espíritos estarem dominando o cinema e os Serial Killers (Slashers) irem saindo pela tangente. Eles são pessoas, você os encara e os fere, mas um espirito é uma centelha do mau, e o que vemos é apenas a cara deformada de uma garota. Como será o ser maligno que está por trás dessa garota?

Encurralado nos mostra que o verdadeiro monstro ou o verdadeiro mau pode se manifestar de qualquer maneira, ele não tem rosto e é isso que o torna um monstro. As aparências são disfarces para as emoções. Neste caso o monstro que assombra o senhor Mann é um caminhão, suas tentativas de encontrar um rosto ou uma rasão para aquilo estar acontecendo são falhas.



Outro ótimo fator que o filme explora é o conceito de perseguição. David Mann vê um ser maligno e físico querendo mata-ló, não importa o que ele faça o perseguidor sempre vai estar lá e ninguém conseguirá ajuda-lo. As pessoas que estão em volta vêm um homem desesperado sem motivo aparente, apenas David vê os fatores que apontam algo maligno querendo fazer mau a sua vida. Te lembra algo em sua vida?

O único fator que me incomodou são algumas cenas em que o protagonista pensa, elas não são ruins mas poderiam ser exploradas de uma maneira muito melhor.

Encurralado é um filme que tem ótimos conceitos, uma ótima direção, uma ótima edição e um excelente valor de entretenimento. Mesmo sendo um filme de 1971 ele tem ritmo e é frenético até hoje.

ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=SutDTIhbQ2g



Dados de Viagem:(Ano Estelar-46723.9)
Data de Lançamento: 10 de Novembro de 1971.
Local: Estrada! (Filme Estadunidense).
Guia de Viagem(Diretor): Steven Spielberg.
Titulo Original: Duel.





O Viajante 0, Matheus Amaral



"Amo Road Movies, não é à toa que esse site se chama O Viajante. Colocar todos esses conceitos de perseguição em um ambiente estradeiro foi mais um dos acertos que me faz adorar esse filme."

Nenhum comentário:

Postar um comentário