sábado, 9 de abril de 2016

O HOMEM DE AÇO (2013)
Superman e o problema do espectador acomodado

Man of Steel é um filme complicado de se criticar devido a alguns fatores como: a fama passada do Superman enraizada na nossa cabeça e como o publico (ou melhor a sociedade mundial) tem dificuldades de sair da zona de conforto.

antes de ser técnico e apontar suas qualidades e defeitos, gostaria de abordar um pouco a estoria desse filme.

O filme começa mostrando os últimos dias de Krypton e acompanhamos o cientista Jor - El,, suas ideologias (vale lembrar que Jor- El era um cientista e tinha visões e valores diferentes da de um Kryptoniano comum) e o que ele acreditava que poderia salvar Krypton.

Esse começo nos traz um outro planeta, com com outra cultura, outros animais, outras formas de governo e uma tecnologia mais avançada.

Depois acompanhamos Clark Kent através de flashbacks, e vemos o quanto sua infância e adolescência foram complicadas, devido a carga emocional e de responsabilidades que ele carregava com sigo por não ter respostas sobre o que acontece com ele.

Temos um filme do Superman que nos traz muitos conceitos, reflexões filosóficas e ficção cientifica sobre não estarmos sozinhos, como seriam outros planetas, e o peso de uma responsabilidade, (nada disso é único desse personagem). e pela primeira vez vemos que o Superman não é poderoso! Pela primeira vez refletimos o fato de ele ser normal, nossa galaxia e nosso cosmos é que é muito diferente.

Esse é um filme de herói cheio de conceitos e reflexões como a trilogia Batman de Christopher Nolan, assim como em The Dark Knight "esquecemos" que é um filme herói, devido ao seu tom Dark e serio, em homem de Aço é preciso esquecer, por um tempo que o Superman é apenas um herói.

O roteiro do filme é muito semelhante ao de Batman Begins, porem essa reformulação pede muitas mudanças que são novidades ao espectador e o roteiro tenta mixar tudo, passando muitas coisas rápidas e diretas e quem estiver vendo o filme vai ficar com muitas duvidas e consequentemente achar o filme ruim.

A direção de Zach Snyder é boa, mas a câmera treme demais e algumas coisas não ficaram tão bonitas assim.

A CGI do filme é lindo em todos os seus aspectos, porem só tem CGI, não houve uma preocupação em criar cenários. O filme é só atores e computação gráfica.

A trilha sonora de Hans Zimmer é incrível, nos traz as emoções certas no tempo certo, e o casting do filme é excelente e todos fazem um excelente trabalho de atuação.

Para assistir O Homem de Aço tenha consigo algumas dicas: é uma reformulação que veio da própria hq ACEITE ISSO, todos os outros heróis sofreram disso, se atente a estoria e a emoção do que cada cena quer transmitir e a mensagem que a mesma quer passar. (Se você ver o filme com esses olhos vai achar ele muito legal, se tentar olhar muito a direção vai ver só CGI  e vai se decepcionar um pouco.)

O MAIOR problema desse filme foi o fato do Superman ter a imagem do herói indestrutível e "bobo", já o Batman tem muito mais fãs e sua estoria é muito mais conhecida e quando Batman Begins reformulou o herói o espectador já foi ao cinema sabendo o que esperar o resto veio de brinde.

AH!  e lembre-se o Superman pode mostrar seu rosto para todos e ninguém vai perceber que é ele, porque a camuflagem do Superman vem da mente e quando ele esta de Clark Kent usando óculos, sua mente manda mensagem para a mente de todos para que o vejam como um pateta franzino. Todos o verão como outra pessoa.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário