O PAGAMENTO FINAL (1993)
"Carlito's Way"
ESTAMOS EM: 25 de Fevereiro de 1994
LOCAL: Estados Unidos
GUIA DE VIAGEM: Brian De Palma
Após ser absolvido por seu advogado por crimes passados, o ex-criminoso "Carlito" Brigante está decidido em viver uma vida honesta, e para que isso ocorra, Carlito aceita uma proposta de emprego de um antigo amigo que vive nas Bahamas. Mas, é necessário juntar dinheiro para que seu sonho se concretize e lutar contra os fantasmas do passado.
A premissa desse filme é muito simples e criativa: E se um dia um bandido se arrependesse de sua vida de crimes e decidisse viver uma vida pacata e convencional? É uma pergunta polemica e controversa, visto que em nossas mentes quando uma pessoa entra nesse mundo não sai mais, porém Carlito é o criminoso um em um milhão que está totalmente decidido, e agora será que o mundo o deixará abandonar essa vida?
Nós sabemos que uma boa premissa mal escrita pode ser pior que um filme ruim bem conduzido, e para a nossa felicidade esse é bom excelente filme como poucos outros.
O roteiro nos mostra Carlito como um personagem pacato e muito decidido, que projeta sua ânsia de sair dessa vida em um bom emprego, e assim tem um objetivo externo para o que lutar. O objetivo externo é geralmente um facilitador, um código para o que realmente queremos. (Vale ressaltar que em vários casos é exatamente o oposto do que queremos, como no caso do Mad Max).
O triunfo dessa estória é mostrar com perfeição que dessa vida não se escapa,com inúmeros elementos que não se repetem. Ao avançar do filme nos conseguimos enxergar que Carlito está realmente preso nessa vida, mesmo não cometendo crimes.
A direção de De Palma é ótima, sabe dar o
tom certo de redenção, os jogos de câmeras são criativos, com destaque nos
momentos em que algum acontecimento ira "ferrar" Carlito no futuro
sem que ele saiba, a câmera entorta levemente par o lado esquerdo, e a paleta
de cor é ótima.
As atuações são muito fortes, Al Pacino conduz um personagem que não é flor que se cheire, mas está determinado a mudar de vida com perfeição, Sean Penn também está ótimo (Não falarei muito porque é Spoiler) e Penélope Ann Miller está ótima como a mulher que o ama e entende sua vida, mas ao mesmo tempo odeia e está muito contente com essa mudança de visão de Carlito. Alías a sub trama que a envolve nos faz refletir o que é certo e o que é errado, no mundo dos homens e das mulheres.
Não é spoiler dizer que o final é pessimista, o filme nos mostra que o único jeito de sair dessa vida é morrendo, e como o titulo já diz: Carlito sai.
O pagamento final é um filme excelente, simples e executado com maestria, nos prende, mas sua premissa não conversa com todo o mundo, talvez por isso não é aquele filme pop como o poderoso chefão. CORRA PARA ASSISTIR !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário