quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Crítica | Batman: The Animated Series - 1° Temporada (1992)


"Respeitando o herói e toda a sua mitologia, a série animada de Batman que surgiu graças ao filme de Tim Burton é uma das obras mais preciosas que temos do personagem até hoje."

O primeiro episodio é bem piloto, apresentando bastante personagens e usando alguns esteriotipos para testar o que funciona e o que será descartado. Geralmente nas series animadas, a origem do personagem não é contada, e aqui não é uma exceção. Aos poucos vamos conhecendo como funciona o novo mundo do cavaleiro das trevas.

O segundo episodio acrescenta o Robin para lutar ao lado de Batman, porém, nos episódios seguintes o personagem não aparecera mais. Decidiram usa-lo mais para frente na trama, depois que Batman estivesse bem solidificado. Uma escolha muito sabia que tornou esse Robin em um dos mais legais já feitos.

Essa série nos traz o Batman o seu mundo com respeito e maestria. Todos os elementos que são bons no mundo de Batman estão presentes aqui. É uma das rasões de adultos também adorarem a série. Temos, mistério, policia, mafia, malucos, Batmovel, Alfred, Gordon, entre outros.

Mas, é uma série para crianças, sendo assim, os episódios são mais autoexplicativos e divertidos do que um estória de Batman realmente é. E esse é o triunfo dessa serie, é para crianças, mas respeita o personagem, e consegue trazer um tom sombrio para os adultos. Não é uma série que passa a mão na cabeça de uma criança e sim a força a pensar e se divertir sem nunca deixar de trazer o tom divertido que um Desenho Animado deve trazer.

Até a metade da temporada a série é excelente. Porém, alguns episódios como Duas Caras partes: 1 e 2, Ficaram ótimos mas, infelizmente, um pouco pesado para algumas crianças se você analisar bem. Então alguns episódios começaram a trazer um pouco mais de elementos infantis, como: colocar crianças como protagonistas ajudando Batman, em alguns episódios, mostrando o Batman resfriado e trazendo outros elementos que estão presentes no universo infantil.

A série decaiu? um pouco, mas continuou excelente.


Em termos técnicos tudo é excelente. Inspirado no design e na música dos filmes de Tim Burton, Todos os personagens e os ambientes são dignos de aplausos. A música, também de Danny Elfman, compõe as emoções muito bem.

Nesse caso, não só as vozes originais, que levaram Kevin Conroy E Mark Hamill para o estrelato, mas a dublagem tambem é muito memoravel: Marcio Seixas e Darcy Pedrosa deixam suas marcas e nossas mentes.

A primeira temporada de Batman tem certas oscilações de tom e narrativa, mas não deixa de ser excelente tanto para crianças quanto para adultos.

Sem contar que nossa querida Arlequina surgiu neste desenho e depois migrou para as Hqs. Os protutores diziam que seria ótimo se um assistente do Coringa fosse uma mulher.

ASSISTA A ABERTURA: https://www.youtube.com/watch?v=JkpczW5XF5Q

Dados de Viagem:
Data de lançamento: 5 de Setembro de 1992
Local: Gotham City
Guia de Viagem: Bruce W. Timm




Nenhum comentário:

Postar um comentário