Deuses Americanos, a nova serie da Starz baseada na obra de Neil Gaiman, soube muito bem como manejar a "magia suja e escondia" e traz um ótimo misticismo através das cores e do bom manejo de câmera. Vale a pena acreditar?
O processo de adaptar Deuses Americanos para o audiovisual pode ser levemente comparado com o processo de O Senhor dos Anéis em alguns aspectos. Um deles é que os dois não poderiam começar do jeito que o livro começa. (Frodo no condado e Shadow na cadeia).
A estória é sobre Deuses Americanos, eles precisam passar na frente. Sendo assim, a serie começa magistralmente com a Vinda a América, que mostra como um certo povo trouxe um certo deus para cá e que os capítulos de Gaiman dedicado a vinda dos Deuses não ficara de fora e estará muito bem inserido.
A serie decide dar um tom mais acelerado em relação ao andamento da trama, mas consegue manter os mistérios. Eu senti falta de um relacionamento maior de Shadow na prisão, principalmente com Low Key. Mostrar o relacionamento de Shadow com a prisão explica suas ações futuras, mas parece que aqui eles estão apostando em um protagonista um pouco mais ativo do que o original. Vamos esperar para ver se acertam.
Eu compreendo a importância que o piloto de uma serie tem, principalmente porque se o público não sentir a trama principal logo, ele abandonara a serie. Mas, por mais que não pareça, alguns elementos importantes do livro, em relação ao Shadow, já foram passados muito rapidamente. - Se atente aos detalhes dessa serie!
No livro, existem muitos capítulos sobre elementos e personagens que acontecem paralelamente a trama de Shadow, mas que depois se encaixa de alguma forma. Capítulos nomeados como: Em algum lugar na América, um conversa entre outros. O que me incomodou desse piloto foi um desses Em Algum Lugar na América que Destoou do que estava acontecendo. Aquele evento ocorreu para mostrar ao espectador que aquele personagem x terá mais relevância na serie do que tem no livro, mas, em minha opinião, aquela cena funcionaria muito melhor assim que a trama de Shadow nesse episodio acabasse.
Em relação a distribuição de cores, a escala de atores e a inteligencia do roteiro em adapta a obra para o audiovisual e para o nosso tempo, TUDO ESTÁ DE PARABÉNS. Imagino que todo fã de Gaiman se sentiu lá dentro e muito respeitado - Era essa a sensação que eu queria ter!. E para quem ainda não leu o livro, a serie traz aquele gostinho de: Está bom né? Vai ter mais!
Obs: Eu adorei a adaptação do Technical Boy. Tudo fez bastante sentido nele!
ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=cNEGxrZfIqA&t=3s
Matheus Amaral |
"Acho que a serie dará ótimos frutos."
"OBS 2: Adorei a abertura!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário