quarta-feira, 26 de abril de 2017

Crítica | The Last House on the Left (1972)


"To avoid fainting keep repeating, it's only a movie, only a movie, only a movie..."

Quando uma jovem chamada Mari e sua amiga Phylls decidem parar para comprar maconha antes de ir assistir um show, são surpreendidas por um grupo de sádicos foragidos que as sequestram para fazer brincadeiras sexuais, humilhações, torturas e morte. Mas, alguém não ira deixar barato!

O, oficial, primeiro loga metragem dirigido por Wes Craven, traz consigo um filme cru e frio, que visa, através de um roteiro honesto, crível e bem elaborado, chocar o espectador com sua violência física e visceral; não esquecendo uma boa dose de terror psicológico, que mostra até onde um ser humano passional pode chegar.

Por mais que The Last House on the Left seja um marco para o cinema de horror, inspirando diversos filmes que criaram seus subgêneros próprios, como o Slasher, o Rep and Revenge e o Torture Porn. Temos aqui um filme bem datado, que pode ter chocado a sua época. mas que perdeu um pouco do gás com o passar do tempo.


Vamos dizer que, se vermos com os olhos de hoje, o filme mais erra do que acerta, mas acerta nos pontos principais!

O filme conta com uma boa fotografia, uma boa maquiagem e bons atores, mas a coordenação dos mesmos é fraca. Muitos atores não dão o seu melhor, estão mal inseridos nos takes e reagem da forma errada em algumas situações. E o principal, o tom do filme falha miseravelmente.

Para não ter seu filme vetado, Wes teve que cortar diversas cenas violentas, e acrescentou uma dupla de policias "patetas" que, dentro de uma subtrama, estão procurando os criminosos. Quando eles aparecem o filme vira praticamente uma comedia; Seu tom muda, a música muda entre outros. Por esse fator digo que estamos falando de um filme bastante datado, que mais impressiona por sua criatividade e pela sua importância no cinema de horror, do que pela sua eficacia NOS DIAS ATUAIS.

The Last House on the Left é um dos responsáveis por filmes como: A vingança de Jennifer, O Massacre da Serra Elétrica, Sexta Feira 13 entre muitos outros. Te encanta pela criatividade e pelo bom roteiro que tem muito a dizer. Um conselho: Se você quiser ter uma experiencia mais assustadora, procure pela versão UNREATED para ver cenas cortadas do filme original, cenas perturbadoras. Agora, se você busca ver o que o filme representou na época, ver de uma forma mais amistosa, procure a versão original.

ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=8W9KPhmYYtg



Dados de Viagem:(Ano Estelar-1253.0)
Data de Lançamento: 30 de Agosto de 1972.
Local: Filme Estadunidense.
Guia de Viagem (Diretor): Wes Craven.
Título Brasileiro: Aniversário Macabro,


Matheus Krug Amaral




"Um filme muito inteligente, que traz mensagens bem perturbadoras. Obrigatório para os fãs de terror."



Nenhum comentário:

Postar um comentário