terça-feira, 4 de abril de 2017

Crítica | Fragmentado (2017)


Suspense, reviravoltas e muito mistério; M. Night Shyamalan volta as telonas, não com o mesmo gás de antigamente, mas com um filme que não pode ser perdido!

Quando três garotas são sequestradas por um misterioso homem que, aparentemente, sofre de TDI, uma jornada por sobrevivência se inicia, enquanto o homem prepara um ritual para a "besta" que está chegando.

- Farei uma analise bem parecida com as outras do site, mas omitindo aqui praticamente todos os eventos do filme, para que sua experiencia não seja estragada.

Esse é um daqueles tipos de filme  em que a situação e o ambiente são o ponto principal da trama. Não é necessário conhecer e sentir uma forte empatia pelos personagens: Nós já percebemos que uma situação dessas é horrível, então logo de cara o incidente incitante aparece.

Sentimos empatia com os personagens na hora certa e na medida certa e, enquanto isso, Shyamalan "frita" nossa mente com um mistério bem conduzido e com um leve fascínio pelas personalidades de Kevin. Algo que funciona com maestria devido ao bom roteiro e a INCRÍVEL atuação de James Mcavoy.


A trilha sonora vai na mesma pegada de Corpo Fechado, com leves batidas que sustentam um mistério e ao mesmo tempo algo levemente fantástico.

Dos bons filmes de Shyamalan este é o que menos choca no final e o que mais perdeu ritmo durante o decorrer da trama. Mas não desanime!

Uma subtrama envolvendo a protagonista nos traz uma boa reviravolta, mas deixa o público questionar alguns eventos e algumas pontas soltas. E o evento final deixou a desejar para muitas pessoas, mas pelo motivo errado!

O que eu vou falar não é Spoiler, mas se você não quiser saber NADA, pule os próximos dois capítulos,


O final do filme nos traz uma reviravolta com um pouco de ficção cientifica e deixa aquele leve gostinho de sobrenatural, para criar as contradições certas.

Mas, O PÚBLICO e não o filme tem suas crenças pessoais que nublam a visão. Perceba que quando vamos ver um filme, inconscientemente o gênero do mesmo está em nossa cabeça e esperamos que certas regras sejam respeitadas. Quando o filme for sobrenatural cabeças girando e vomito verde são aceitáveis, mas quando estamos falando de uma doença as regras do mundo "real" precisam ser respeitadas. Mas, e quando eventos sobrenaturais podem ser explicados cientificamente? Temos uma ficção cientifica e eu mexi com as suas crenças, eu incomodei você! - Apenas perceba que o filme não mudou de tom nem de gênero, ele apenas não expôs em qual das áreas ele está atuando (Sobrenatural ou não) Ele diz: Tire suas conclusões.

O epilogo traz um final aberto, pois o que vem depois é outra estória, mas ele deixa claro o que vai acontecer em seguida e acerta em passar suas mensagens.

Depois que o filme encerra, vem mais um cena em que muda a perspectiva mais uma vez e deixa um ótimo gostinho na boca.

Fragmentado é um filme com uma boa direção e um bom ritmo que se destaca pelo bom desenvolvimento das personalidades de Kevin e principalmente pela excelente atuação de James Mcavoy. MERECE SER VISTO!

ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=CWixUrbq6y8


Dados de Viagem:(Ano Estelar-136876.1)
Data de Lançamento: 17 de Março de 2017.
Local: EUA (Filme Estadunidense).
Guia de Viagem (Diretor): M. Night Shyamalan.
Título Original: Split.


Matheus Amaral




"Ainda falarei mais de Fragmentado, não percam!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário