quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Crítica | 30 Dias de Noite (2007)



Vampiros animalescos, excelentes doses de suspense e muito "Survival Horror". 30 Dias de Noite se destaca como um dos melhores filmes de vampiros da atualidade.

Anualmente em Barrow, uma pequena cidade do Alaska, o inverno traz 30 dias de plena escuridão. Alguns conseguem deixar a cidade em tal época, mas muitos residentes são obrigados a ficar. No entanto, aqueles que ficaram jamais poderiam imaginar que seriam atacados por um grupo de vampiros sedentos por sangue.

Vampiros, assim como diversos outros monstros góticos, precisaram se adaptar as novas convenções e tendencias da atualidade. Mesmo que o vampiro "animal" não tenha nascido aqui, essa caracteriza não apenas o atualiza para os padrões "zumbirescos" de hoje, mas respeita o clássico monstro em praticamente todos os aspectos.

Para gostar de 30 Dias de Noite, mais importante do que um bom roteiro e uma boa direção, é necessário gostar do estilo mais "jovem" de contar uma boa estória sobre vampiros. Se não for o caso, o filme terá grandes chances de não conversar com você.


Partindo disso, é notável que o filme conta com uma premissa aparentemente inteligente e chamativa, trazendo aquele "gostinho" aos fãs do horror. E felizmente o roteiro quase não fraqueja.

Um prato cheio para os admiradores do terror é o que temos aqui. Um roteiro que apresenta, mundo, ambiente e personagens com exatidão, sabe criar uma ótima atmosfera de suspense e comanda o elemento sobrevivência muito bem. Assim que o filme começa, já captamos as regras desse mundo e dos vampiros, sem que nada seja contado.

O filme caminha em um ótimo ritmo, tem jogos de câmera que diferenciam a obra e uma edição precisa.

Em alguns momentos, infelizmente o roteiro falha. O Jumpscare é utilizado em excesso e em muitas cenas o mesmo é desnecessário. Com o decorrer da trama os vampiros começam a ficar um pouco mal substanciados e o ato final pareceu um pouco absurdo, mesmo pra a realidade do filme, uma difícil decisão é tomada muito bruscamente.


A fotografia é algo digno de aplausos, junto com a excelente maquiagem, ambas dão vida a esse mundo, criando uma ótima identidade audiovisual.

Filmes com uma situação desesperadamente rápida, cobram geralmente pouco dos atores, visto que a atuação não percorre tantas camadas diferentes. Esse fator não tira o mérito dos atores ainda que todos fazem uma ótima atuação.

30 Dias de Noite é um filme rápido, preciso, assustador em vários aspectos e merece ser destacado como um ótimo filme sobre vampiros.

ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=X3BVXZMRElQ


Dados de Viagem:
Data de Lançamento: 19 de Outubro de 2007
Local: Barrow, Alasca.
Guia de Viagem: David Slade.








Matheus Amaral, O Viajante 0.


"Mesmo reconhecendo o excelente filme que assisti, os vampiros animais, mas conscientes não me agradam muito, é questão de gosto, visto que o filme é ótimo como poucos outros".


Nenhum comentário:

Postar um comentário