"Ficção Cientifica das boas, conceitos de espaço-tempo e poeira cósmica, um tanto filosófico, protagonista feminino... Não tinha como ser ruim!"
Quando naves espacias aparecem em quantos diferentes do mundo, o exercito estadunidense chama a linguista, Dra. Louise Banks, e o cientista Dr. Ian Donnely no objetivo de tentar estabelecer algum contado com os seres extra-terrestres.
A Chegada já ganha o publico em sua premissa, que passa uma estória sobre alienígenas: séria, filosófica, com valor de entretenimento e uma curiosidade absurda que percorre do inicio ao fim. Traz um tom de originalidade mesmo tendo elementos de outras estórias.
Sua execução, para a nossa alegria, é praticamente tão boa quanto sua premissa. Temos aqui um roteiro muito bem substanciado; que sabe caminhar no ritmo certo e não tem pressa de contar uma boa estória - Cada pequeno momento é uma grande aventura, assim como nossas vidas. Esse é um tipo de escrita muito delicioso, que sabe agradar tanto os fãs do Sci-Fi, quanto o publico geral.
Juntando o bom ritmo a personagens muito honesto e criveis; onde TODOS tem uma razão para existir e participar da estória. Com ótimos diálogos e arcos dramáticos, até os antagonistas dos trazem uma certa empatia.
Todos os ótimos atores que participaram do filme contavam, felizmente, com um excelente material para trabalhar e deram um verdadeiro show. Mesmo Amy Adams sendo a estrela principal com sua atuação digna de aplausos, todos tem o seu momento.
A direção de Villeneuve passa por planos bem centralizados, e tomadas bem calmas, que visam a grandiosidade e também a pequinesa de todos os eventos. Muitos planos Gerais que refletem o tom grandioso, mas ao mesmo tempo mostra como somos poeira cósmica.
A Chegada sofre com alguns problemas, como a dificuldade de segurar a trama principal, com algumas subtramas que são um pouco chatas e em alguns momentos, clichês. Mesmo tendo um bom ritmo, em pequenos momentos o filme se arrasta um pouco.
E o Clímax da estória é pra fazer o publico refletir, pois a resposta não será direta e todas as informações não estarão exatamente lá. Não saia do filme reclamando disso, saiba se posicionar antes de sentar na poltrona.
O Clímax e a resolução mostram como somos pequenos e com um simples vento podemos desaparecer ou o curso de nossas vidas pode ser seriamente adulterado. E o filme não se restringe apenas nos humanos da Terra; o objetivo dos Extra-Terrestres terem vindo para cá reflete que eles também são poeira e se enquadram perfeitamente desse quadro.
A Chegada é um dos melhores filmes do ano, e conta com um excelente roteiro, uma excelente direção, um trabalho de atuação digno de aplausos, efeitos visuais muito bonitos e que sabem compor e contar uma boa estória.
ASSISTA AO TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=rNciXGzYZms
Dados de Viagem:
Data de Lançamento: 24 de Novembro de 2016
Local: Estados Unidos.
Guia de Viagem: Dennis Villeneuve.
O Viajante 0, Matheus Amaral: Excelente filme, em minha opinião um dos melhores de 2016, quem ama Sci-Fi se deliciara.