terça-feira, 31 de maio de 2016

HIGHLANDER (1986)
" só pode haver um... UM!"

Após descobrir que tem um dom mistico da imortalidade e que ainda por cima não esta sozinho, Connor Macleod se vê preso mais em uma maldição do que em uma dadiva, e ainda por cima é caçado por outros imortais porque no final algo ira acontecer.

Highlander é uma fantasia muito bem executada e muito bem dirigida. Todas as emoções dos personagens foram muito bem tiradas, todos os cenários são muito bem feitos, as transições de tempo são empolgantes e seu ritmo é excelente.

O filme é brilhantemente editado, o figurino espetacular e o CGI nunca fica abusivo.

O roteiro do filme vai a vida de Connor desde o começo no período medieval até a descoberta de seu "dom" e as dificuldades de viver para sempre.

Tudo é muito bem executado, a fantasia é ótima e não requer explicação ao longo do filme (pois esperamos a satisfação do clímax), as falas são bem humanas, os personagens secundários dos envolvem, o antagonista é carismático e ao mesmo tempo muito ameaçador. Praticamente tudo é muito bem feito. até chegarmos no Clímax.

Até então Highlander era um ótimo filme, com ótimas atuações, ótima ideia governante e tudo parecia um tanto metafórico e essa era a melhor parte: esperar que o Clímax seja gratificante e não necessariamente explicativo ou que responda a fantasia. ( a magia não precisava ser explicada).

Todavia o final de Highlander foi uma péssima escolha que não quis dizer nada e fez parecer tanto o protagonista quanto o antagonista dois idiotas completos. E todos nós sabemos (conscientemente ou incontinentemente) que o Clímax deve ser a parte mais satisfatória de toda a estoria; e esse final quase rebaixou o filme para mediado.

Higlander poderia ser um mega clássico se não fosse por esse final que mais pareceu um filme B mais ainda sim não deixa de ser ótimo, não é datado, tem muitos pontos positivos a seu favor e merece ser visto.





quinta-feira, 26 de maio de 2016

X MEN: APOCALIPSE (2016)
"X MEN: SHOW OFF"

Após um mutante milenar ser despertado, ele segue a uma caçada aos mutantes mais forte com intuído de prepara los para dizimar o mundo. e consequentemente se depara com Xavier e seus mutantes prontos para defender o mundo.

O roteiro desse filme vai de cenas boas e muito bem pensadas à cenas improváveis, péssimos diálogos, um alivio cômico falho e excessivo demais ( exceto as partes do mercúrio), péssimas transições e um vilão muito bobinho que em nenhum momento passa ao publico ameaça ou carisma. Resumindo o filme tentou ser tão familiar que ficou parecendo um filme infantil.

A direção de Bryan Singer infelizmente transita em cenas que não passam emoção nenhuma à transições tão bobinhas que caíram no ridículo. um exemplo é a cena do Wolverine que deveria passar uma grande empolgação, não passou !, faltou substancia e musica.

O que faltou nesse filme foi as progressões que deveriam gritar para o publico que o vilão vai vencer e que ele tem ideais que realmente balançam o mundo e que consequentemente faz com que o publico crie suas duvidas sobre os heróis e os vilões e engajam realmente o universo como provável.

Em vez disso o Antagonismo grita: sou superior e quero dominar o mundo !, sou superior e quero dominar o mundo! sou superior e quero dominar o mundo ! e isso vai até o final, sem nenhuma virada ou brecha, ficou muito BOBINHO !

Não temos aqui o pior filme dos x men, mas definitivamente o que mais falhou em nos passar emoção.

Os cenários e o CGI são muito bem criados, igual ao seu sucessor (X men dias de um futuro esquecido).

Os atores fazem o melhor que podem com o que tem.

E o filme é muito bem editado.

Não entendam que o filme é horrível, ele tem suas qualidades, mas a maior parte do tempo é um filme familiar demais, que vai decepcionar qualquer fã.






domingo, 15 de maio de 2016

OS VINGADORES (2012)
"Fim da fase 1"

Com uma ameaça "alienígena" iminente e com capacidade de dizimar o planeta terra em horas, finalmente chegou a hora da S.H.I.E.L.D recrutar as pessoas com capacidade para salvar o planeta... Ou pelo menos vingá-lo.

Temos aqui uma estoria que pode definir os Blockbusters ! O roteiro desse filme nos traz um bom vilão de peso já apresentado antes e consequentemente uma boa ameaça, todos os protagonistas já foram devidamente apresentados nos outros filmes, a magia já foi devidamente apresentada nos outros filmes; resultado é só se acomodar e curtir cada minuto de pura empolgação e entretenimento,

O filme começa com a apresentação a situação que é extremamente empolgante porque já sabemos tudo então a liberdade para desenvolver arcos e progressões é grande.

Depois que a estoria engaja em todos os aspectos o filme abaixa e deixa espaço para criar as progressões, as brechas as relações dos personagens com o ambiente, para as forças do antagonismo se erguerem e tentarem destruir os mocinhos e para nos preparar para o clímax.

E termina deixando as suas emoções e a sensação de satisfação la em cima, tornando esse o filme mais bem construído e feito da Marvel até hoje.

A direção de Joss Whedon é ótima, varia com uma paleta de cor colorida e bombástica, excelentes planos, cenas e sequencias e um conhecimento e carinho pelos peonagens muito bom. O filme é visualmente gratificante.

A musica é uma das melhores e praticamente define o Marvel Cinematic Universe.

A edição do filme é muito boa, o CGI não fica abusivo e é claro os atores excelentes.

Os vingadores é um dos filmes de heróis mais bem trabalhos e cuidados de todos que sofre apenas de alguns defeitos que todos os outros filmes sofrerão por serem mais familiares e não querer dizer nada muito profundo.


AVISO: depois de avengers daremos uma pausa em nossa viajem pela Marvel, para voltarmos a atenção em alguns filmes de 2016.














CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR (2011)
" A ultima ponte que faltava !"

Na Segunda guerra mundial, um experimento cientifico chamado o soro do Super Soldado é criado por um cientista que visa a paz no mundo. E seleciona o pequeno e franzino Steve Rogers para ser a cobaia de tal soro, transformando Steve no primeiro Vingador do mundo.

O roteiro de Capitão America transita em uma boa estoria de origem, o sucesso de trazer elementos do Capitão América Clássico e ainda assim trazer nos mostrar o novo, a "magia" que só entendemos nesse filme porque ela foi introduzida no Thor e depois o filme se torna somente uma ponte que vai mostrando rapidamente vários elementos da progressão da estoira, sem se aprofundar ou criar um vilão de peso para que o filme chegue ao clímax onde Steve acorda no mundo contemporâneo.

A estoria desse filme se preocupou mais em criar as pontes finais para o próximo grande filme que em muitos momentos esqueceu de ser um bom filme.

A direção de Joe Johnson traz uma bela ambientação dos anos 40, um tom de passado, inocência e guerra muitos bons. talvez esse seja o filme mais familiar da Marvel e ao mesmo tempo sem muito viés cômico.

A musica do filme tem o tom de patriotismo, imponência e bondade - Capitão America é um filme que almeja mostrar justamente a"bondade"

O Casting do filme é muito bom, cada ator faz o melhor que pode com o que tem em mãos e todos combinam muito bem com o personagem.

E enfim podemos falar "finalmente vai chegar o grande filme !"







terça-feira, 3 de maio de 2016

THOR (2011)
"Magia é ciência que a gente não entende"

Após sua cerimonia de coroamento ser interrompida por gigantes de gelo, Thor decide desobedecer seu pai e fazer uma caçada no planeta de tais gigantes a fim de resolver a situação com guerra. O desentendimento de Thor com os gigantes desencadeia péssimas reações para o mundo e seu pai o bani para a terra.

Thor é o primeiro filme da Marvel a nos trazer vertentes importantíssimas para o entendimento do universo: não estamos sozinhos, o quão grande é o universo e o como outras formas de vida são muito superiores a nossa!

Esse filme nos traz muitos conceitos que diferem dos super-heróis "tradicionais" e a primeira vista não parece fazer muito sentido essa estoria com as outras já contadas no universo Marvel e/ou no universo de qualquer herói, fazendo com que Thor seja considerado um filme chato, sem sentido ou apenas uma ponte para vê-lo nos Vingadores.

É verdade que esse filme traz muito conceitos importantes que são contados de uma maneira muito sucinta e pouco profunda, devido ao fato de essa não ser uma característica dos filmes de heróis e que portanto suas convenções devem ser respeitadas.

Mas, por trás dessa grande mascara, existe uma das estorias de origem mais bem escritas e empolgantes da Marvel que poucas pessoas conseguiram ver.

Thor é um filme muito bem roteirizado que passa as emoções certas no tempo certo., tudo tem um real porque e seu mundo é totalmente crível e bem construído.

Já não podemos dizer muito sobre a direção do filme que é completamente mediana e um fator muito relevante levou o filme mais para baixo ainda: o CGI alem de ser abusivo é FEIO. Uma coisa ou outra são bem construídas mas a maioria é feia e se juntarmos isso com todos os elementos ditos a cima é juntar o inútil com o desagradável.

Assim como foi dito na Critica de O Homem de Aço para gostar desse filme é necessário prestar atenção na estoria em si (em todos os seus aspectos) e na ótima atuação de ótimos atores que ajudam a passar a emoção certa em cada cena.

E é claro relevar diversas cenas que são sacrificadas por um humor em excesso pu que para alguns pode não fazer tanto sentido assim. Lembre-se: Saiba se posicionar e saber qual o tipo de filme que você ira ver.














segunda-feira, 2 de maio de 2016

HOMEM DE FERRO 2 (2010)
"Iniciativa Vingadores Homem de Ferro aprovado!... Tony Stark não recomendado!?

Após os eventos do primeiro filme, o mundo sofreu por uma reviravolta incrível no mundo armamentista, todas as armas militares de todo o mundo se tornaram ultrapassadas perante a armadura Homem de Ferro, que luta no mundo todo pela paz, levando o ego de Tony para o céu e fazendo com que o governo lute desesperadamente para pegar a armadura de Tony e levar para o exercito americano.

Paralelo a isso, no passado da família Stark, eis que surge uma estoria escura: o filho de um cientista fracassado e aparentemente traído por Howard Stark, e tão brilhante quanto, sai em busca de vingança e destruição de Tony, realizando uma proeza que o mundo inteiro (inclusive Tony) não estava esperando.

Nesse filme, o estilo mudou radicalmente, eis que agora a estoria deve ser contada de uma maneira que agrade a todos, trazendo diversos alívios cômicos que fazem com que a estoria aborde os temas de uma maneira mais branda e suave.

Temos aqui um roteiro que deseja mixar mais do que o necessário em um único filme, e isso o torna um tanto rápido e muitas emoções são deixadas de lado para que o fator ansiedade aos próximos filmes seja maior que ver o próprio FILME.

Mas isso não é um desastre, ha uma subtrama em que Tony Stark esta sofrendo de uma "doença" que pode mata-lo, e esse fio condutor uni a primeira parte do filme (vilão do filme) com a segunda (preludio para os vingadores).

E ver personagens e elementos dos Vingadores é muito excitante, a Marvel Studios não se rebaixa sem uma boa justificativa.

A direção continua sendo de Jon e não muda muito em relação a do primeiro filme.

Os atores mais uma vez estão sensacionais e mais uma vez Robert é um poço de carisma.

E sem contar a incrível trilha sonora de ACDC !!

E desse ponto vai uma dica para continuarmos a viajem sem perdem nenhum ponto turístico: VEJAM TODAS AS CENAS PÓS CRÉDITOS!