UMA ONDA NO AR (2002)
" Se eu morrer hoje... amanhã faz dois dias!"
ESTAMOS EM: 6 de Setembro de 2002
LOCAL: Brasil, Belo Horizonte
GUIA DE VIAGEM: Helvécio Ratton
Baseado em uma história real, um grupo de amigos decidem abrir uma rádio comunitária pirata, chamada de A Rádio Favela, no aglomerado da serra, para chamar a atenção da população sobre as informações que realmente importa para sua sociedade e consequentemente para outras.
Temos aqui uma boa história real com muito potencial para um bom roteiro. Esse Drama Social, nos traz ótimos questionamentos, como: Porque precisamos de concessões para abrir um veiculo de comunicação? simplificando: Quem é o dono do ar? ou As informações que escutamos todos os dias nos fornecem conhecimento e nos traz questionamentos ou simplesmente pontos de vista de outras pessoas são implantados em nossa cabeça, como uma lavagem cerebral, criando violência simbólica e falsos lideres de opinião?
Como todo bom filme de Drama Social, depois de nos apontar um problema na sociedade vem a solução desse problema segundo o roteirista e o diretor. O filme nos mostra que é necessário, no MÍNIMO, um olhar crítico nos veículos de comunicação, visto que todos nós somos consumidores do mesmo. E que apenas se a população se mexer, com inteligência, conseguiremos mudar o problema da falta de liberdade e do alienamento que nós vivemos. Mas, de acordo com o filme e com a estória real, infelizmente ainda estamos longe de solucionar esse problema.
Mesmo sendo uma excelente historia, a parte técnica merece atenção. O andamento do filme é gostoso de se acompanhar e a trama nunca fica maçante, mas os diálogos são diretos e bobos, o filme infelizmente presume que o espectador é um idiota. Os cortes são exageradamente secos, o filme é mal substanciado e exceto o protagonista, sua mãe e dois de seus amigos, todas as outras atuações são fraquíssimas.
Uma onda no ar, tem uma boa trama, mas mal executada. Tenha um pouco de paciência se você ficou com vontade de ver porque mesmo assim ele vale a pena e é muito interessante.